A ÁGUA DOCE SE ESGOTARÁ, NO FUTURO, EM NOSSO PLANETA AZUL ?
É MENTIRA DESLAVADA... !
Dando início a uma campanha contra este fato absurdo, propalado pela pervertida mídia, no Mundo inteiro; CAMILINHO tem a honrosa satisfação em tornar público, neste Site, o artigo escrito, com muita propriedade e grande lucidez, por ALESSANDRA NOGUEIRA.
O ARTIGO, NA ÍNTEGRA:
[ As pessoas podem viver com o aquecimento global, mas ninguém consegue viver sem água. Nos últimos anos, a mídia frequentemente veicula que no futuro faltará água para todos, e esse precioso elemento natural levará, inclusive, a guerras entre as Nações.
Além de precisarmos de água para beber e para cultivar nossa comida e nossos animais (nossa comida, novamente); praticamente, toda indústria depende dela. Uma pesquisa feita nos EUA descobriu que são necessários quase 5 mil litros de água para "colher" um simples hambúrguer (levando em conta a quantidade de água necessária para irrigar o pasto do gado). A principal fonte de eletricidade no Brasil, também, depende da água.
A demanda dispara
As reportagens que falam do terrível futuro sem água, costumam divulgar algumas estatísticas que dizem:
* Que a demanda de água triplicou, apenas, nos últimos 50 anos; enquanto os níveis de água caem em muitos dos paises mais populosos.
* Muitos dos maiores rios do Mundo perderam muito seus volumes; e alguns secaram, completamente.
* Os lagos do planeta estão desaparecendo em taxas alarmantes; o Mar do Aral, por exemplo, está com menos de 1/4 do seu tamanho natural.
É verdade que isso é causa para alarme, mas para entender o problema é necessário ler além das manchetes, para entender o pequeno fato: Não há falta de água.
Nosso planeta não está ficando sem água e, também, não está perdendo água. Há cerca de 1.362 quintilhões de litros de água no planeta; e ela não está indo para lugar nenhum; mas sim, circulando. O ciclo hidrológico da Terra é um sistema fechado, e o processo é mais velho que o próprio tempo; evaporação, condensação, precipitação, infiltração e, assim, por diante. Em verdade, há mais água em forma líquida no planeta do que havia em décadas atrás, devido, em parte, ao aquecimento global e o derretimento das calotas polares.
Os problemas
Não. Há muita água. O problema é que a vasta maioria da água da Terra está nos Oceanos, na forma de água salgada; e deve ser dessalinizada antes de ser utilizada para o consumo ou irrigação. Dessalinização em larga escala é possível, mas é cara.
Mas o Mundo, também, não está ficando sem água doce. Há muita água doce em nosso globo azul; e não está chovendo menos do que costumava chover há mil anos atrás. Mas é claro que, como qualquer outro recurso, existe a escassez local, e estas, sim, estão piorando. Mas o problema real é disponibilidade local e transporte: mover água doce de onde ela existe em abundância, para o local onde ela é escassa. A água é pesada e cara para transportar; e aqueles que podem pagar o transporte, sempre terão água.
É a água, e não o aquecimento global, que será o grande desafio ambiental que o Mundo enfrentará nas próximas décadas e séculos.
Para encontrar a solução é muito importante entender o problema. A água nunca é, realmente, "desperdiçada". Ela, simplesmente, se move de um local para o outro. Se você deixa a sua torneira pingando o dia todo, isso é água limpa que está indo, novamente, para o sistema; a água nunca é "perdida". O que perde é o dinheiro e energia, pois é necessário energia para purificar e distribuir a água.
A conservação dos recursos hídricos é muito importante, mas não porque há (ou haverá) falta de água; ela é o recurso mais renovável que existe. Assim como qualquer outro recurso, o problema é levá-la para aqueles que necessitam.]
"SEM FALSA MODÉSTIA, COMO RECONHECIMENTO AO ARTIGO DA AUTORA ALESSANDRA NOGUEIRA, ASSINO EM BAIXO":
Pedro Mallmann Filho - CAMILINHO
Nenhum comentário:
Postar um comentário