Camilinho, no Universo da Internet!

Camilinho, no Universo da Internet!
"Sê bem vindo!"


Espero tua visita outras vezes mais. Obrigado!

"O CAMINHO MAIS CURTO PARA TER UM AMIGO É SER UM BOM AMIGO!"

Aguça tua curiosidade! Busca postagens mais antigas! Deixa tua valiosa opinião! Ser-te-ei agradecido.

Nota: Quando te esbarrares com o link anterior, bastante eliminares o "pellmann-" antes de "blogdocamilinho.blogspot.com".

Seguidores

Arquivo do blog

Páginas

quinta-feira, 7 de junho de 2012

UMA PENA IMPARCIAL E DESTEMIDA

O PORQUÊ NÃO DIZER DAS PODRIGUEIRAS QUE ENEGRECEM O FUTEBOL DA "TERRA DA LUZ"

MOFATRA PRIMEIRA
(Decisão judicial, especiosa)


Em dezembro de 2008, o Tribunal de Justiça Desportiva do Ceará (TJD) homologou, por conta da Federação Cearense de Futebol (FCF), e a pedido do Ceará Sporting Club, os títulos conquistados, consecutivamente, nos anos de 1915 a 1919, em torneios dirigidos pela Liga Metropolitana Cearense de Futebol, épocas remotas do amadorismo, quando era chamado Rio Negro Foot-Ball Club.

O Fortaleza Esporte Clube conquistou, até 2008, 37 títulos; e o Ceará Sporting Club, 34. Por abjeta decisão do Tribunal de Justiça Desportiva do Ceará (TJD), o alvinegro passou a 39 títulos, sobrepujando ao tricolor-de-aço; e por graça da inusitada trama da fraudulenta trinca - Ceará Sporting Club, Federação Cearense de Futebol (FCF) e Tribunal de Justiça Desportiva do Ceará (TJD).

Oficialmente, aqueles cinco títulos são ilícitos, pois a Liga Metropolitana Cearense de Futebol, naqueles anos, não era filiada à Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Ademais, no ano de 1920, a Associação Desportiva Cearense de Futebol (ADCF) foi instituída a despeito da existência daquela liga amadorista, não se podendo supor numa troca de nomes, de uma à outra, como sendo a mesma pessoa jurídica.

A Associação Desportiva Cearense de Futebol (ADCF) insurgiu-se contra os excessos da Liga Metropolitana Cearense de Futebol, com o fim de gerir o futebol profissional cearense, tendo filiação à Confederação Brasileira de Desportos (CBD). O Sr. Alcides Santos presidiu a sessão de instalação e o Sr. Sílvio Gentil de Lima foi o 1º Presidente da Associação, cujos fundadores são: Bangu, Ceará, Fortaleza e Guarany, local.

O futebol profissional cearense tem existência oficial, a partir de 23 de março de 1920, com a instituição da Associação Desportiva Cearense de Futebol (ADCF), filiada à Confederação Brasileira de Desportos (CBD). Em 1941, por decreto do Presidente Getúlio Vargas, foi nomeada Federação Cearense de Desportos (FCD); e, em 1972, seu nome foi alterado para Federação Cearense de Futebol (FCF).

A má gestão desqualifica o TJD cearense, visto que seus jurisperitos, em 2008, abusaram de suas reais atribuições, com favorecimentos às suas paixões clubistas, oferecendo ilusório contentamento a torcedores alvinegros. Quem sabe, algum deles, pelo menos, haja sido eleito a qualquer cargo político, por conta de eleitores amantes do Ceará Sporting Club, a exemplo de alguns Ex-Presidentes alvinegros!

Qualquer jurista do TJD do Ceará, em 2008, era cônscio da anomalia daquela questão, a que se prestava a exames; pois, tratava-se de títulos descabidos, sem devido respaldo legal, para tal. Pois, nos anos de 1915 a 1919, quem geria o futebol cearense era uma liga de esportes amadores, não filiada à CBD, que se esvaziou, tão logo fôra criada a Associação Desportiva Cearense de Futebol (ADCF), em 23 de março de 1920.

TENHO DITO!

Pedro Mallmann Filho/CAMILINHO

Um comentário:

  1. Convém acrescentar o fato de que, no tempo daquela Liga amadorista de futebol, não existiam campeonatos de futebol profissional, oficiais. Eram promovidos simples toneios de futebol amador.

    ResponderExcluir

Powered By Blogger