Camilinho, no Universo da Internet!

Camilinho, no Universo da Internet!
"Sê bem vindo!"


Espero tua visita outras vezes mais. Obrigado!

"O CAMINHO MAIS CURTO PARA TER UM AMIGO É SER UM BOM AMIGO!"

Aguça tua curiosidade! Busca postagens mais antigas! Deixa tua valiosa opinião! Ser-te-ei agradecido.

Nota: Quando te esbarrares com o link anterior, bastante eliminares o "pellmann-" antes de "blogdocamilinho.blogspot.com".

Seguidores

Arquivo do blog

Páginas

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

A VOZ DO POVO


POR QUE TANTA PREOCUPAÇÃO COM O COMPUTADOR E SEUS ACESSÓRIOS?



Saiba o que ocorre com a tecnologia e o que nos força a gastar, mais e mais, com informática.


Resolvi escrever este artigo motivado pelo exesso de tecnologia que nos traz, dia a dia, uma verdadeira parafernália de equipamentos e pela propaganda que tenta nos impulsionar a adquirir novos equipamentos de informática e os acessórios, computadores, impressoras, scanners, monitores e uma infinidade de programas a eles atrelados.


O objetivo das seguintes dicas é para sossegar aqueles que, em vez de usufruir com a tecnologia, são por ela influenciados e acabam tendo mais dor de cabeça. A medida de tudo é, portanto, o bom senso. Assim, a matéria não é técnica e não tem tal pretensão. No entanto, objetiva tirar os estresses causados pelo excesso de tecnologia em nossa vidas.


Em primeiro lugar, vamos definir duas situações bem claras. O usuário doméstico que utiliza seu computador para acessar a Internet, escrever seus textos ou planilhas e imprimir trabalhos, Em segundo lugar, há os usuários profissionais, ou de empresas, que necessitam mesmo acompanhar a evolução dos computadores e seus sistemas operacionais, quer pela velocidade de processamento, quer pelo espaço nos discos rígidos, pela memória instalada, e.t.c. .


O usuário doméstico não precisa se preocupar tanto com a evolução da informática, equipamentos e acessórios. Se ele já dispõe de uma máquina (CPU) com memória suficiente para "rodar" os aplicativos mais comuns e está satisfeito, para que mais?


Leve sempre em conta que, cada vez que os fabricantes de harwares desenvolvem novos processadores, mais rápidos, com memórias mais velozes; os desenvolvedores dos programas (softwares), também, os incrementam com novidades, a chamada "perfumaria", por alguns técnicos ou usuários experientes. Assim, quando nós vemos uma nova oferta, por exemplo, de um CPU com mais velocidade, podemos nos preparar que os fabricantes de softwares, também, estão modicando seus programas.


O resultado final desata "batalha" é o seguinte: - Programas com recursos que muitas vezes você nem vai usar e equipamentos não tão rápidos como prometem, porque os aplicativos, também, consumiram a velocidade nova. E o preço que deveria cair, sempre continua, basicamente, o mesmo.


A pergunta que se deve fazer, como regra geral, para quem vai decidir sobre eventual compra, é: - Vai melhorar? Em que?


Utilizo, ainda, um sistema operacional relativamente ultrapassado, mas que funciona perfeitamente, com os programas tipo "Office", também, antigo. Mas, eles fazem tudo que eu necessito. A impressora, ainda, atende bem e imprime com qualidade. Para que, então, jogar mais dinheiro fora? Só se estiver, realmente, sobrando; coisa que não acontece para boa parcela de brasileiros, acredito. Agora, não economize em substituir seu monitor antigo, por um de LCD, pois, além de mais econômico, a resolução é bem melhor e ocupa, também, um espaço mais reduzido.


O que é essencial para um usuário doméstico, que deseja manter seu equipamento funcionado de forma plena?


Para aqueles que possuem um bom equipamento, ainda que não o mais moderno, é preciso algumas medidas preventivas, das quais destaco, fundamentalmente:


- Usar um utilitário desfragmentador de disco. Com o tempo, todas as informações que você gravou no seu computador, e com aqueles espaços deixados pelo arquivos que apagou (deletou), o HD vai ficando fragmentado. Nos próprios sistemas operacionais existem utilitários que fazem a desfragmentação do disco (eles estão localizados, normalmente, em Ferramentas do Sistema). Com isto, normalmente, o HD ficará mais "arrumado", com arquivos organizados, de forma a serem encontrados e acessados, mais rápido.


- Manter o computador em uma área livre de poeira e de umidade excessiva. Os micro-circúitos elétricos são muito sensíveis e com o acúmulo de poeira podem aquecer mais do que o devido e apresentarem problemas.


- Fazer ou realizar "backups", que são cópias de segurança de todo o conteúdo que você tem aramzenado no microcomputador, para evitar experiências desagradáveis, ao perder todos os seus arquivos, com a queima de um HD, por exemplo. O preço de um DVD, hoje, é insignificante, se comparado ao valor que nossos arquivos possuem. Trabalhos, textos diversos, e-mails, e.t.c. .


- Ter um bom antivírus instalado; e não se esquecer de baixar as atualizações e fazer as varreduras. Em muitos casos, o processo é automatizado. Em outros casos, pode ser costumizado, ou seja, definido da maneira que o usuário deseja. Sem antivírus, nada de downloads. A Internet é cheia de surpresas e muitos vírus são, facilmente, instalados em seus computadores, com a possibilidade, inclusive, de furtar as suas senhas.


Esperamos que tais dicas sejam úteis para boa parte dos usuários.




* João Ribeiro da Silva Neto
(Analista de Informações e Diretor do Portal Messejana)
contato@portalmessejana.com.br
www.portalmessejana.com.br









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger