Camilinho, no Universo da Internet!

Camilinho, no Universo da Internet!
"Sê bem vindo!"


Espero tua visita outras vezes mais. Obrigado!

"O CAMINHO MAIS CURTO PARA TER UM AMIGO É SER UM BOM AMIGO!"

Aguça tua curiosidade! Busca postagens mais antigas! Deixa tua valiosa opinião! Ser-te-ei agradecido.

Nota: Quando te esbarrares com o link anterior, bastante eliminares o "pellmann-" antes de "blogdocamilinho.blogspot.com".

Seguidores

Arquivo do blog

Páginas

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

ÁGUA - RIQUEZA INESGOTÁVEL

ÁGUA - RIQUEZA INEXPLORADA, MAIOR, DAS CAATINGAS




Fonte natural d'água








Foi na antiga cidadezinha de Apuiarés, no início da década de cinquenta, que, aos meus dez ou onze anos de idade, fiquei tão surpreso e maravilhado ao ver, pela primeira vez, uma diminutíssima fonte natural d'água, lá, bem ao fundo de uma escavação em areias alvadiças... É que eu não entendia o por que de tanta água límpida e inesgotável, jorrando, abundantemente, todas as vezes que se retirasse alguns litros daquela fonte.








Aquele bendito líquido era usado por todos os moradores que viviam bem próximos daquela abençoada fonte, em seus potes e quartinhas, feitos de barro, para o próprio consumo, quando a sede lhes apertasse. Todos se dirigiam para aquele distante lugar, com suas próprias quartinhas, com latas ou outros utensílios; alguns, montados em jumentos, e outros, a pé. Era um fato, extraordinariamente, novo e salutar, para meu aprendizado.



Poço d'água artesiano

 





A submissão dos governos dos Estados do Nordeste, diante dos interesses dos Estados do Leste e Sul do nosso país, tem-se perpetuado durante a existência da República do Brasil. Pois, manter o nordestino com o pires à mão é bastante útil para manutenção da baratíssima mão de obra procurada pelo sulista. Assim, sem água, o Nordeste é desejado por todos os governos federais, levando-se em conta, como o seu mais auspicioso cabide eleitoreiro.






Há imensos lençóis freáticos nas regiões do Nordeste do Brasil... Por que permanecer na dormência e na demência dos governantes, quer sejam dos próprios Estados, quer sejam da União? Urge que nordestinos brasileiros - nós, de Alagoas ao Maranhão; saiamos às ruas e avenidas, clamando por poços artesianos para todos os rincões do Nordeste; prioritariamente, os que forem mais carentes do precioso patrimônio líquido, nacional: - A ÁGUA NATURAL!



Resumo
 





 
Não há por que julgar utopia o desejo de oferecer aos nossos irmãos sertanejos do Nordeste brasileiro uma vida condigna e condizente com a boa vida de outros compatrícios, privilegiados pela situação geográfica de suas propriedades. Tenha, cada irmão do sertão de Alagoas, de Sergipe, de Pernambuco, da Paraíba, do Rio Grande Norte, do Ceará, do Piauí e Maranhão, o poço artesiano, tantos necessários, para que suas terras sejam, abençoadamente, produtivas.


"TUDO PELO POÇO ARTESIANO, NADA PELA CISTERNA DO GOVERNADOR CID GOMES!"






Pedro Mallmann Filho/CAMILINHO






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger