Quando falamos sobre a existência de Deus, jamais nos questionamos, a nós mesmos, como: - "O que seria do Universo (refiro-me a um todo, o macrocosmo), se não existisse o Supremo Criador, no exato momento de sua fomação (sob aspecto macrocosmológico) ?"
Sim, porque fomos criados e orientados, desde nossa infância, para assentirmos que profundamente bíblica é a Realidade Divina. Deus existe, porque nossa religião nos dá tal ensinamento, como dogma de fé. Daí, se somos verdadeiramente crentes; para nós, Ele existe. Ele é eterno!
Consideremos, pois, que o Mundo, na Era de sua criação, seja "0" (Zero); na de sua pre-existência, seja "Y"; e de sua pos-existência, seja "X". Sabemos que em "Xis", é tudo o que somos, até os dias de hoje; como em "Zero", é ponto inicial de nossa existência. E em "Ipsílon"? Poxa!
Segundo nossa crença. na Era "Ipsílon", só existiam Deus e os Anjos (Seres Espirituais). Supondo que, então, nada existisse... Como poderemos imaginar o consequente resultado desta possibilidade? Alguém poderá responder que "Tudo seria nada!". E, aí, como seria este nada?
Foi, quando em minha adolescência, perguntando-me como seria este nada, que, por frações de segundos, quase enlouqueci. Como pude abusar na procura de resposta para este enigma!? Se, impossível definí-la; ela, em troca, nos dá certeza de que nada se criou sem o providente dedo de Deus.
A partir do mesmo instante, passei a entender a magnitude existencial de um Ser Supremo - o Senhor Deus, nosso Criador, eterno e onipotente.
É uma experiência extrema e sobrenatural, visto que o pensamento se alonga, rápido, num fluxo imaginário; e se esbarra no vazio do subconsciente, como a constatar a ruptura de toda nossa imaginação. A mente, de maneira assustosa, fica confusa e sem meios para conclusão imediata.
Olhem! Dá mesmo para enlouquecer. Não insistam, quando buscarem a resposta. Detenham-se! Façam, apenas, uma tentativa, aguçando suas curiosidades, a respeito; e, talvez, possam sentir, verdadeiramente, a presença maravilhosa de Deus.
Nada, neste Mundo, tem sua própria existência, se não fôra por Ele permitida. Deus é provedor de todas as cousas existenciais; quer sejam espirituais; quer sejam materiais!
* Pedro Mallmann Filho (Camilinho)