Camilinho, no Universo da Internet!

Camilinho, no Universo da Internet!
"Sê bem vindo!"


Espero tua visita outras vezes mais. Obrigado!

"O CAMINHO MAIS CURTO PARA TER UM AMIGO É SER UM BOM AMIGO!"

Aguça tua curiosidade! Busca postagens mais antigas! Deixa tua valiosa opinião! Ser-te-ei agradecido.

Nota: Quando te esbarrares com o link anterior, bastante eliminares o "pellmann-" antes de "blogdocamilinho.blogspot.com".

Seguidores

Arquivo do blog

Páginas

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

CURIOSIDADES DO FUTEBOL "CABEÇA-CHATA"

A ORIGEM DO QUIXADÁ FUTEBOL CLUBE!

Era eu Secretário do Avante Esporte Clube, no Município de Quixadá, terra de gente linda e hospitaleira, conhecida por "Terra dos Monólitos"; lá, pela segunda metade dos Anos Sessenta, no Século passado; período em que eu, ainda, trabalhava na Agência do Banco do Brasil, naquela Cidade interiorana.
"Um caso interessante" - O Avante era tricolor-coral. Tinha, em suas camisas, as cores Vermelha-Branca-Preta, em listras verticais, idênticas às do Ferroviário. Dai, eu e o Presidente do Avante, Raimundo Farrapo Moreno (Estimado colega do Banco), resolvemos alterar as cores do uniforme do nosso Clube, para Vermelha-Branca-Azul, assemelhando-se ao uniforme do Fortaleza (Tricolor de Aço). Para que isto pudesse acontecer, escrevi breve carta ao amigo Sílvio Carlos Vieira Lima (Laços de amizade, desde os tempos idos do America Foot-Ball Club, na Praia de Iracema), solicitando-lhe seu interesse em nos ajudar a concretizar nosso sonho, junto à Diretoria Executiva do Fortaleza Esporte Clube. E Sílvio, com sua peculiar presteza, nos respondeu que o Fortaleza não só nos doaria o Jogo de Camisas, completo; mas, também, nos disponibilizaria sua Escolinha, comandade por Moésio Gomes, para fazer o jogo de estréia do Avante, com "aquelas camisas", idênticas às suas.
"A chegada da Escolinha" - O Saudoso Padre Amarílio, autêntico torcedor do Fortaleza, era o Chefe da Delegação da Escolinha. Foi uma "Tricolada" só... Inesquecível! Mas, uma cousa me intrigou... O fato de que Moésio Gomes, talvez, com receio de que a Escolinha perdesse a invencibilidade, no tão esperado jogo; reforçou-a com três (3) jogadores da equipe de profissionais. Tal medo possa haver existido, porque o Avante, por sua vez, estava invicto há mais de seis (6) jogos,
derrotando famosos Clubes dos Subúrbios da Capital do nosso Estado.
Entre eles, o Riachuelo (2x0 pro Avante) dos meus amigos Pouchain (Saudosa Memória) e Hélio Rocha (Meu colega contemporâneo do Liceu do Ceará - Jornalista e Radialista).
"O Jogo" - Na primeira etapa, a Escolinha marcou 3x0, sem muitas dificuldades. Mas, isto não se quer dizer que o Avante esteve péssimo. Era a supremacia, absoluta, dos garotos do Fortaleza, que se sobressaía, a cada momento da partida. E, na estapa final, o bom público, postado à beira do campo do Estádio José Abílio, foi presenteado com uma extraordinária exibição de futebol, praticada pelos jovens comandados de Moésio Gomes. Não ampliaram o placar ... Porém, puseram a rapaziada do Avante num autêntico "quadrado", numa grande "roda"... Foi um jogo inesquecível!
"Surgimento do Quixadá" - Tempo depois daquela Memorável Festa do Avante, patrocinada pelo Fortaleza Esporte Clube, chegou ao meu conhecimento, a notícia de que a Federação Cearense de Desportos-FCD anunciara que, no ano seguinte, alguns Clubes de Cidades Interioranas, deveriam jogar na 1ª Divisão do Campeonato Cearense de Futebol. Apressei-me em, mais uma vez, recorrer ao Sílvio Carlos, para que ele intercedesse, junto ao Coronel Breno Vitoriano (Presidente da FCD), no sentido de que o Avante Esporte Clube fosse o convidado para representar o Município de Quixadá. Estaria tudo acertado ... Se não fôra a interferência de João Eudes Costa (Estimado colega e Chefe da Carteira Agrícola do BB-Quixadá; proprietário do Clube Bangu), o Avante Esporte Clube estaria na Elite do Futebol Cearense!
"A refrega, nos bastidores" - O Avante (Clube novíssimo da Região Central do nosso Estado), porque já mantinha alguns jogadores profissionais, em sua equipe; porque se antecipara ao Bangu, em suas mesmas pretensões; imputava a si a tão almejada Representação. Por outro lado, o Bangu, por sua antiguidade; por sua grande torcida - a maior da Cidade; tomou para si o direito de se sobrepor às pretensões do seu grande rival. Foi, aí, que o Coronel Breno Vitoriano, para arrefecer os ânimos dos dois contendores, sugeriu que nos uníssemos (Avante e Bangu) e fundássemos um novo Clube. Aí, sim, este seria o Representante de Quixadá. E fim! Foi taxativo o Presidente da FCD.
"Os finalmentes" - Como já existira, em Quixadá, um Clube (falido) com o mesmo nome da Cidade, foi fácil resgatá-lo dos arquivos de Estatutos, para a harmonia e grandeza do futebol quixadense; sendo-lhe instituída uma Diretoria, composta de Ex-Dirigentes "avanteanos" e "banguenses".
E foi assim que surgiu o "Canarinho do Sertão", na Elite do Futebol Cearense. "AVANTE", Quixadá!

FICAM, AQUI, MINHAS JUSTÍSSIMAS HOMENAGENS AO QUIXADÁ FUTEBOL CLUBE.

Pedro Mallmann Filho (CAMILINHO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger