
SOMOS UM POVO INDIFERENTE, QUANTO AOS MISTÉRIOS DA FÉ
Iniciamos nesta quarta-feira de cinzas, o período quaresmal. "Lembra-te que do pó viestes e ao pó, hás que retornar".
QUARESMA - É tempo de conversão, de obediência, de arrependimento, de perdão, de silêncio, de penitência, de jejum, de oração e de voltarmos nossos corações para Deus.
A Quaresma finda logo após a Semana Santa, que são momentos para celebrações da imolação e do sepultamento de Jesus Cristo (na Sexta-feira Santa). Ou, precisamente, termina no sábado de Alelúia, quando a Igreja Católica comemora a Ressurreição do Senhor.
Consequentemente, no dia seguinte, é que se festeja o domingo de Páscoa, que dá início, efetivamente, ao período pascoal. E isto só ocorre após quarenta dias da quarta-feira de cinzas.
No Jornal Diário do Nordeste, sua Edição de 09.03.2011 (Quarta-feira de cinzas), página 17 (Negócios) está publicado o artigo: - "Consumo na Páscoa-OVOS JÁ SÃO ATRAÇÕES EM SUPERMERCADOS". Um hábito absurdo que se vem registando (*), há alguns anos, em todo o nosso país. Quando somos considerados a maior Nação católica, no Mundo!
Há bem poucas semanas, já, as dependências das Lojas Americanas, alí, no Shopping Iguatemi, em Fortaleza, encontravam-se, inapropriadamente, ornamentadas com grande variedade de ovos de Páscoa, como a incitar a gula dos apreciadores daquele tipo de produto do cacau.
As Lojas dos grupos: - Pão de Açúcar, Extra, Super Lagoa e Super Rede, hoje, pompeiam suas prateleiras, também, com variados tamanhos de ovos de Páscoa. Tudo, na persuasão de que: - "Quanto mais cedo for a oferta, mais lucros vamos ter." (Frase do Sr. Gladson Lemos, Presidente do grupo Super Rede).
Enquanto isto, as expectativas das Lojas do Pão de Açúcar e do Extra, para esta antecipação, são de até 30% superior aos lucros do ano passado (2010). "Tudo pela solidez do acréscimo de seus insaciáveis ganhos, inda que isto venha a se amoldar à profanação da religiosidade de seus desadvertidos clientes.
Não se pode menosprezar a idéia de que a estratégia para esta antecipação de venda de ovos de Páscoa, tenha sido influenciada pelos poderosos fabricantes de chocolates: - A ABICAB, a BARRY, a HARSHEY, a KRAFT (Lacta) e a NESTLÊ (Garoto). Terríveis Indústrias que farejam o jabaculê, tais quais os urubus, a carniça.
"Que Deus se apiede de nós, livrando-nos da tentação e mantendo-nos abstinentes de ovos de chocolate, durante toda a Quaresma... Para castigo daqueles que têm o dinheiro acima dos princípios religiosos de todos nós, o povo brasileiro e cristão"!
TENHO DITO!
Pedro Mallmann Filho (Camilinho)
(*) Registar = Registrar
Nenhum comentário:
Postar um comentário