Li, na manhã de hoje (26/07/2010), num de meus e-mails, mensagem-convite, em nome de um amigo meu, do Orkut, para ser seu amigo, também, no QUEPASA.COM !
Por questão de extrema segurança, removí dita mensagem, para minha pasta "Confinados" (Crio-a em todos os meus e-mails) e, daí, recorrí à pesquisa, no Google, para conhecer, melhor, o estranho site. Este procedimento me é indispensável, para não cair na malha de algum Spam.
Eis, dentre outras pesquisas, o que colhí de um amigo, no Google:
- "Que raiva desse site! Nunca me cadastrei nessa porcaria de QUEPASA e fico recebendo as mensagens, dizendo que sei lá quem me deixou uma mensagem, pra mim. Quanta cara de pau dos administradores do site, mandando spam, enganando as pessoas, para angariar visitantes.
Isso (relata, ainda, o amigo do Google) me faz lembrar da história do "MySpace.Com". O dono do MySpace era vendedor de listas de correspondência (mailing). O cara fomentava o maldito mercado de Spam e, entre uma empresa e outra, acabou usando suas listas, com milhões de e-mails, para divulgar o MySpace. O site acabou engrenando, devido ao Spam. Hoje, o cara é milionário".
ATENÇÃO! Agora, vou relatar o que aconteceu comigo:
- Após esta e outras opiniões que li, nos Sites contidos nas páginas de pesquisas, do Google, retornei à minha pasta "Confinados", em meu e-mail.
Imediatamente, por achar o QUEPASA suspeito, reabrí aquela mensagem e cliquei na opção "NÃO", para afirmar que eu não pretendia participar do site. Quando à espera de haver deletado a maldita mensagem, para minha má surpresa, lá, estava eu, na "home page" do site, como se eu tivera clicado na opção "SIM", para fazer meu cadastramento.
QUE DESAFORO!
Fechei meu e-mail. E o pior pôde acontecer!
Retornando à minha pasta "Confinados", reabrí, outra vez, a dita mensagem. E, nela, havendo a opção "Clique, aquí, para afirmar que não quer, mais, receber mensagens de seus amigos", dei-lhe um clique.
Minha surpresa maior foi, nesta vez, quando percebí que eu já me encontrava na página de cadastramento do site, onde estava exposto o formulário que continha todos os dados necessários para preenchimento do meu cadastro, alí.
Cheguei a tentar fechar a maldita página, três ou quatro vezes, até conseguir êxito. Naquele instante, eu temia que o Spam me houvesse travado.
Safando-me do perigo, retornei, outra vez mais, àquela indesejável mensagem. Ao abrí-la, removi-a para a pasta "Quarentena", onde, lá, permanecerá durante 90 dias ... E, evidentemente, não mais me importunará.
Tive sorte, por não haver sido travado pelo maldito QUEPASA! E, não desejando que outros internautas desavisados possam cair nas malhas deste Spam, deixo, aqui, esta mensagem de ALERTA!
- Pedro Mallmann Filho (Camilinho