Camilinho, no Universo da Internet!

Camilinho, no Universo da Internet!
"Sê bem vindo!"


Espero tua visita outras vezes mais. Obrigado!

"O CAMINHO MAIS CURTO PARA TER UM AMIGO É SER UM BOM AMIGO!"

Aguça tua curiosidade! Busca postagens mais antigas! Deixa tua valiosa opinião! Ser-te-ei agradecido.

Nota: Quando te esbarrares com o link anterior, bastante eliminares o "pellmann-" antes de "blogdocamilinho.blogspot.com".

Seguidores

Arquivo do blog

Páginas

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

QUAL O JEITO CORRETO DE PRONUNCIAR RORAIMA?

Texto de MARINA BESSA

"Roráima ou Rorâima", como você preferir. É que, segundo os linguistas, as regras fônicas de uma palavra são regidas pela língua falada. Portanto,não há certo ou errado. Há, apenas, a maneira como as pessoas falam.
O que se observa na lingua portuguesa falada no Brasil é que sílabas tônicas que vêm antes de consoantes nasalizadas (como "m" ou "n")também se nasalizam (aperte o seu nariz e repita a palavra cama. Sentiu os ossinhos vibrarem? É a tal nasalização). Por isso a gente diz "câma" - o "ca" é a sílaba tônica e o "m" é nasalizado. Se a sílaba que vier antes dessa mesma consoante não for uma sílaba tônica, a pronúncia passa a ser opcional; você escolhe - "bánana" ou "bânana".
No caso de Roraima, a sílaba problemática ("ra") é tônica e vem antes do "m". Mas, aí, entra em cena o "i", que acaba com qualquer regra. A mesma coisa acontece com o nome próprio "Jaime" - tem gente que nasaliza, tem gente que não.
Então, fique tranquilo se você sempre falou "Rorâima", siga em frente - ninguém pode corrigi-lo por isso. No máximo, você vai pagar de turistas se resolver dar umas voltas por lá - os moradores do Estado, não adianta, são unânimes em falar "Roráima".

Nota - O texto, acima, é de autoria de Marina Bessa, respondendo a um de seus inúmeros leitores, numa determinada revista. E Camilinho vai de "carona" (ó, outra nasalização) neste excelente trabalho de Marina Bessa, com intúito de levar aos apreciadores deste Blog, mais conhecimentos acerca da lingua portuguesa, adotada em nosso querido Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger