Camilinho, no Universo da Internet!

Camilinho, no Universo da Internet!
"Sê bem vindo!"


Espero tua visita outras vezes mais. Obrigado!

"O CAMINHO MAIS CURTO PARA TER UM AMIGO É SER UM BOM AMIGO!"

Aguça tua curiosidade! Busca postagens mais antigas! Deixa tua valiosa opinião! Ser-te-ei agradecido.

Nota: Quando te esbarrares com o link anterior, bastante eliminares o "pellmann-" antes de "blogdocamilinho.blogspot.com".

Seguidores

Arquivo do blog

Páginas

sábado, 7 de novembro de 2009

COUSAS DOS AMANTES DA MÚSICA SINFÔNICA

Ao fim da tarde deste sábado, sintonizando a TV Senado (Canal 11, Via Satélite-Century), Camilinho assistiu a um programa de orquestras sinfônicas que, ali, é exibido aos sábados, no mesmo horário. Na ocasião, era apresentada a Sinfonia Nº 4 de Romãntica, de autoria de Anton Bruckner, pela Orquestra Sinfônica de Viena, em Viena (Áustria).

A propósito, Camilinho não é amante da música sinfônica, tampouco toma gosto por este estilo de apresentação musical. Porém, desde jovem ( quando de passagem pelas salas de aulas do Colégio Estadual Liceu do Ceará, o 'velho e glorioso' Liceu do Ceará ), Camilinho se recusa a aceitar tantas ovações, mais ao regente de uma orquestra; conquanto a beleza musical que soa aos ouvidos da multidão presente ao Teatro, fica por conta dos inúmeros músicos da Orquestra, com seus mais diferentes instrumentos musicais... Muitos deles, senhores desconhecidos!

Camilinho é bastante convicto de que uma Orquestra não alcançará o êxito desejado se não contar, para seus ensaios, com um experiente e renomado Regente... Unicamente, para seus ensaios! Pois, em suas apresentações, nos Teatros, dever-se-ia acrescentar, em primeiro plano, uma confortável poltrona ao lado direito da Orquestra, destinada ao seu ilustre Regente. No início, o Maestro faria a apresentação de seus comandados ao público e anunciaria o ato a ser apresentado... E, em seguida, se sentaria na poltrona. Ao fim do ato, o Maestro se levantaria, exortando aplausos da platéia para aqueles que lhe presenteara com a grande exibição musical.

Patético, até, seja considerado o modo como alguns Maestros se portam diante de tão grandes públicos. Agitam-se, exageradamente, balançando a cabeça e fazendo caretas horríveis... E tocam aquela tradicional varinha para um lado e para o outro, para cima e para baixo, enquanto a mão desocupada fica a gesticular movimentos... Tudo isto, desnecessariamente! Por que, desnecessariamente? Há explicação admissível para tal.

Há muito, Camilinho tem observado que - quando nas apresentações através de televisões ou de cinemas - nenhum integrante da Orquestra se preocupa em olhar para os movimentos do Maestro. Limitam-se, apenas, a ler as partituras ou a visualizar seus próprios instrumentos, como se estivessem a não desejar incorrer num êrro melódico; ou, também, para dar uma leve espiadinha, vez outra, no público que os prestigia naquele grande momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger